top of page

Compartilhamento de infraestrutura: o papel das redes neutras no Brasil.

Redes neutras podem trazer benefícios para provedores e clientes.

Você já se perguntou como é possível reduzir a quantidade de cabos de fibra óptica no seu condomínio? Pois bem, a resposta pode estar nas redes neutras, esse modelo vem crescendo cada vez mais, e promete dominar o mercado brasileiro, é utilizado pelas grandes operadoras em suas redes móveis, onde a passagem de F.O. e instalação de torres de celular são compartilhadas.



Basicamente, as redes neutras são redes compartilhadas, que utilizam o mesmo meio físico, mas são separadas de maneira lógica. No mercado atual, as chamadas "ISP's" já compartilham do mesmo backbone, seguindo esse conceito de redes neutras.


O grande desafio que essas ISP's encontram atualmente está na rede de acesso, onde as operadoras têm uma visão de que são concorrentes e, de certa forma, não estão erradas, já que compartilhar infraestrutura, conhecimento, tecnologia e rede de acesso não é algo simples de ser feito.


No entanto, os pequenos provedores de telecomunicações já estão se estruturando em busca do melhor atendimento ao cliente final.


Neste cenario, seria interessante uma empresa de gestão neutra que integra essa possibilidade de colocar as grandes operadoras se tornarem parceiras desses provedores, dividindo os custos com implementações das redes, redução de cabos no posteamento e compartilhamento.


E assim melhorando a gestão das infraestrutura dos condomínios e de certa forma, o gerenciamento da rede na área publica continuaria sendo feito pela própria operadora, levando ao cliente uma melhor entrega no seus serviços nas áreas privadas.


Analisando essa situação, é possível ver que existe uma solução para as redes de telecomunicações físicas se tornarem mais organizadas, através de empresa que atue nessa gestão de acesso e controle das instalação, manutenções e inclusive clean-up (limpeza) quando necessário, deixando os condomínios bem mais organizados, assim como as redes externas também.


Fonte: Adaptado de "Redes neutras e sua aplicação no Brasil", disponível em: https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialredesneutras/pagina_1.asp

3 comentarios


Invitado
09 abr 2023

Incrível. Parabéns pelo tema abordado, muito necessário o tema nesse momento. 👏🏾

Me gusta

Invitado
06 abr 2023

Ótima matéria.

Me gusta

Invitado
05 abr 2023

Esse é o tema do momento

Me gusta
bottom of page