top of page
Foto do escritorRoberta Nevoni

Motivação

"O que você pensa quando alguém fala em motivação?"


Provavelmente um estimulo que vem de fora ou um momento que você se sente bem com sua vida e com você mesmo, e te leva a fazer coisa(s) com empolgação, não é mesmo?


O motivo é a razão de ser de algo, impulsiona e dá sentido à ação ....Motivação!

Pessoas diferentes tem motivos diferentes para agir. Além disso, pessoas diferentes também tem valores, experiências, expectativas e até medos diferentes. Todo isso vai influenciar com como lidamos com o que precisamos e/ou queremos fazer.


E é por esse motivo, que a motivação precisa vir muito mais de nós mesmo do que dos outros (pessoas e situações) – Automotivação, que é a capacidade que você tem de buscar em você mesmo motivos ou estímulos para alcançar seus objetivos. Isso pode ser feito a partir do momento que você identifica estar desmotivado e então, começa a pensar em como lidar com isso.


Pode-se buscar ativamente de um estímulo externo: um curso, uma música, uma pessoa, um momento que tragam de volta a empolgação, mas precisamos de força pelo menos para buscar fora sem depender de que isso simplesmente chegue até você.


Muitas vezes, porém, é preciso fazer algo (um trabalho por exemplo) num momento em que exista dificuldade de manter a motivação. Nesse momento, a ajuda vem da referência que se precisa criar: o quê e como fazer, mais a disciplina para fazê-lo. Exceto nos casos de depressão (alguns estágios mais críticos), isso é perfeitamente possível, afinal, quantas vezes, mesmo desanimado, você já fez o que era preciso pelos outros? Então por que não fazer para você mesmo?


Uma vez motivado a começar, é preciso persistência para continuar. Sim, porque possivelmente serão encontradas dificuldades. Por este motivo, muitas vezes se torna importante dividir a meta final em metas menores, que podem ser comemoradas quando cada estágio é vencido – é o velho conhecido (e essencial) “um passo de cada vez”.


Mas o que fazer com tudo isso? Comece do começo: tenha um MOTIVO! Direcione seus esforços traçando um plano. Acredite, até raiva, ansiedade e medo bem canalizados, podem ser úteis como força propulsora. Direcione isso a seu favor e não contra você.

Conheça mais sobre você e o que quer conquistar, conheça e utilize técnicas de automotivação e, enfim, comece a agir!.


Cada passo dado servirá de renovação da motivação para o próximo passo.


Inspire-se!


Comments


bottom of page