top of page

O que faz um síndico de condomínio?

O condomínio é um espaço dividido por diversos proprietários, sendo assim a gestão precisa ser feita de forma eficiente para todos os envolvidos. Em geral, é o síndico que cumpre esse papel.


A principal função é organizar 100% da gestão condominial, desde tarefas que envolvem obrigações fiscais até a comunicação com os moradores. 


Como podem ver é um profissional de extrema importância, e muitas pessoas não tem a dimensão de todo o trabalho exercido.


- Qual é a função do síndico? 


Como dito anteriormente é o principal responsável pela gestão condominial. A ele são atribuídas diversas funções que envolvem tarefas e obrigações fiscais.


O síndico é escolhido pela assembleia geral do condomínio, conforme as regras da convenção condominial. Pelo seu período de mandato e remuneração também são definidos neste momento.


O cargo como gestor do condomínio tem que defender os interesses dos moradores e manter a ordem de fluxo e espaços do prédio como um todo.


- Quais são os poderes do síndico?

O síndico pode contar com o apoio de um subsíndico, além de conselhos fiscais e consultivos, dependendo do que for previsto no regimento interno e na convenção condominial.


Confira abaixo as obrigações do síndico:

  • ‍Convocar as assembleias ordinárias e extraordinárias do condomínio.

  • ‍Representar o condomínio formalmente e defender os interesses comuns.

  • ‍Informar à assembleia do condomínio, os processos judiciais e administrativos.

  • ‍Cumprir e fazer com que os moradores cumpram o regimento interno

  • Cobrar a realização da convenção condominial e determinações da assembleia.

  • ‍Efetivar a gestão da manutenção predial do condomínio.

  • ‍Coordenar os serviços contratados para o condomínio, como serviços de segurança, portaria, limpeza, entre outros.

  • ‍Formatar o orçamento anual do condomínio.

  • ‍Cobrar as contribuições dos condôminos, como a taxa condominial.

  • ‍Prestar contas para a assembleia do condomínio, ou quando solicitado.

  • ‍Manter o seguro obrigatório da edificação em dia.



- Qual seria a diferença entre o síndico profissional e morador?


O síndico morador, é aquela pessoa que reside no condomínio e que assume as responsabilidades da gestão, mas não necessariamente tem conhecimento sobre a carreira de síndico como profissão.


‍Agora o síndico profissional, exerce essa área como ofício. O síndico profissional, teria que estudar a fundo as tarefas relacionadas à administração de condomínios, o que pode envolver conhecimentos de legislação e contabilidade.


Outro ponto e que o síndico profissional, pode atuar em vários condomínios ao mesmo tempo. Em ambos os casos, os responsáveis pelo condomínio podem contratar um sistema ou aplicativo para ajudar na gestão condominial para facilitar o trabalho do dia a dia.


Por esse e mais diversos materias para ajudar o condomínio e ter seu potencial maximo explorador, siga nosso canal e fique de olho nas nossas redes.

Comentários


bottom of page