top of page

Oque é a Parada Anual de Energia

A Parada Anual de Manutenção de Energia Elétrica (PAME) é uma interrupção programada no fornecimento de energia elétrica para realizar manutenções preventivas nos sistemas de redes elétricas de condomínios comerciais, residenciais e shoppings centers, usinas, subestações, cabines de barramento ou primárias.



Como se planejar:


É importante realizar uma simulação de pontos estratégicos para minimizar transtornos e identificar possíveis problemas. O desligamento total da energia é realizado pela distribuidora, respeitando as normas vigentes.


A Manutenção Predial é um conjunto de análises que podem prever falhas e identificar pontos dos sistemas de elétrica, segurança, elevadores e máquinas que necessitam de manutenção e assim evitar problemas futuros, sendo fundamental para manter a confiabilidade do empreendimento.


Antes de realizar a parada, é indicado fazer uma simulação de pontos estratégicos, afim de minimizar transtornos, onde as equipes de engenharia, elétrica, gestão procurando nesse processo, pontos que podem ter passado desapercebidos e não ocorra conflitos durante a execução.


Para que isso aconteça de forma segura respeitando e atendendo as normas vigentes NBR5410, NBR5419, NBR14039, NR10 e resolução 456/00 da ANEEL, se deve, o desligamento total da energia elétrica do empreendimento por parte da distribuidora.


Qual o intuito?


A finalidade da PAME é garantir a confiabilidade do empreendimento, evitar problemas futuros e garantir segurança ao condomínio.


A falta de energia elétrica impacta no andamento dos serviços e atendimentos num todo, causa prejuízo, gerando demais transtornos aos usuários. Por isso é essencial manutenções regulares, não só no fornecimento de energia, mas num ambiente como um todo, para evitar problemas e garantir menos gastos e segurança ao condomínio.


Depois que a concessionária desliga a entrada de energia do prédio, é um momento muito delicado e os serviços não podem ter imprevistos. Tudo deve ser executado com maestria, pois uma simples e pequena falha, pode atrasar todo o andamento do serviço, e uma parada que havia sido planejada para ser feita em 8 horas.


A GLOBALBLUE que é responsável pela gestão da infraestrutura de Telecom, informa às operadoras sobre a Parada Anual de Manutenção Elétrica (PAME) e orienta a necessidade de realizar uma preventiva dos sistemas e centrais de equipamentos, verificando a autonomia do nobreak e/ou geradores, para que o edifício e demais usuários não sejam afetados.


Resumindo


A Parada Anual de Manutenção de Energia Elétrica (PAME) é uma necessidade de realização de ajustes e manutenções preventivas nos sistemas de redes elétricas de condomínios comerciais, residenciais, shoppings centers e etc. Antes de realizar a PAME, é indicado fazer uma simulação de pontos estratégicos para minimizar transtornos e garantir a segurança e conformidade com as normas, é importante realizar uma reunião de alinhamento para coletar dados e informações sobre como foi o desdobramento das manutenções realizadas e identificar pontos de melhoria para as próximas paradas.

Comments


bottom of page