RH e TI conexão estratégica entre as áreas.

Geralmente as áreas de RH e TI apenas se conversam quando um novo sistema é necessário, havendo um distanciamento porem o mercado vem exigindo cada dia mais tecnologia, o que promove a aproximação e pode trazer muitos benefícios ao RH.

O RH na Industria 4.0 precisa ter como meta acompanhar a revolução tecnológica na sociedade aproveitando da automatização de processos e funções, o que agrega assim valor estratégico para os profissionais de RH, que podem concentrar esforços no bem-estar dos colaboradores e em atingir resultados melhores para a empresa e menos em atividades operacionais. O RH 4.0 é a resposta que o segmento de recursos humanos buscava.


A adoção da tecnologia tem o grande papel de simplificar as tarefas diárias, automatizando as ações que demandariam muito tempo das pessoas. Nesse sentido, a transformação digital tem tudo para ser uma grande aliada dos times de RH, ajudando-os a desenvolver novas estratégias em busca dos candidatos mais preparados a este “novo mundo” e cultura de empresa.

RH e TI conexão estratégica
RH e TI conexão estratégica

Com isso, podemos afirmar que o atual papel do RH é contribuir para o desenvolvimento estratégico dos negócios, tendo a tecnologia como um fator importante de competitividade. Quem explorar melhor os benefícios dos sistemas integrados estarão à frente da concorrência no mercado. Veja a seguir alguns pontos que hoje são indispensáveis aos departamentos de RH para melhores performances:

Avaliação de desempenho e comunicação interna

Quando se trata da avaliação de desempenho das equipes de trabalho a extração de dados importantes via plataformas digitais se tornou indispensável. Desde o número de ligações realizadas em call-centers e atendimentos de SAC, ou no caso da GLOBALBLUE aprovações de projetos por colaborador em determinado tempo na engenharia central são possíveis graças a CRMs como CNSDATA, o CRM desenvolvido pela GLOBALBLUE para integrar todas as principais atividades de serviços prestados pela empresa.

No dia-a-dia das empresas a comunicação entre departamentos está cada vez mais ágil diminuindo a necessidade de grandes trocas de e-mails e ligações, com notificações e painéis de dashboards visíveis com as atividades listadas por importância, entradas e funções.


Software de RH são ferramentas para controle do Departamento Pessoal que também facilitam a comunicação interna e colaboram apara o controle da folha de pagamento com os devidos descontos e extras na remuneração evitando erros e desencontros de informações.

Recrutamento e seleção

Já nos acostumamos há anos com a utilização de sites para o cadastro de currículos e divulgação de vagas, com o tempo foram criadas plataformas mais amigáveis com características de redes sociais como aplicativos como da Catho e plataformas como o Linkedin que hoje é comum para network e divulgação das empresas servindo também como um portfólio de profissionais que conseguem expor suas experienciais de forma pública sem a necessidade de sair em alguma nota de mídia tradicional. A novidade agora é utilização de inteligência artificial no recrutamento e seleção de profissionais, que precisam não apenas preencher determinadas característica mas também serem compatíveis com a cultura da empresa, com processos seletivos que as vezes passam dos milhares de inscritos fica cada vez mais difícil pensar em equipes de RH que não recorram a tecnologia para selecionar os melhores profissionais e utilizando alguns recursos de inteligência artificial reduzindo tempo e custo com a operação.

Retenção de talentos e treinamentos

Incrível pensar que a tecnologia pode ajudar até na retenção de talentos, através de pesquisas internas e de mercado, é possível prever o que um bom profissional espera da empresa e ofertar isso a ele.

Treinamentos para novos colaboradores ou para implantação de novos sistemas e atualizações são possíveis através de reuniões virtuais, vídeo aulas, e-books e até aplicação de testes online. Diversas empresas fazem uso continuo de ferramentas digitais para capacitar e promover internamente talentos.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento de arquivos em nuvem é um dos exemplos de tecnologia que pode ser utilizada por equipes de RH que trabalham com grandes quantidades de arquivos de funcionários, principalmente em multinacionais. Hoje em dia é inviável manter grandes estoques de arquivos que ocupam espaços físicos representativos além da facilidade para encontrar esses arquivos em alguns cliques.


Ponto eletrônico e carteira digital

O ponto eletrônico hoje comum nas empresas é um aliado do RH para controle de jornadas de trabalho e pontualidade dos colaboradores, mas de longe é a única forma de coordenar os horários das equipes, hoje existem aplicativos de celular e softwares de inteligência artificial capazes de avaliar cada passo dos colaboradores com precisão.


Carteira de trabalho digital

Uma das ultimas novidades é a criação da carteira de trabalho digital em substituição a carteira de trabalho física disponível para visualização via aplicativo, com ela o trabalhador tem acesso com facilidade as informações.


Consultorias de TI

Nem sempre os departamentos de RH estarão capacitados para uma visão holística de introdução da revolução digital, é nesse momento que entram as consultorias de TI, empresas focadas em encontrar as melhores soluções.