top of page

A importância da rede móvel para o seu condomínio

As empresas cada vez mais procuram ter a tecnologia a seu favor, não somente para buscar modernização, mas também ter opções para que possam disponibilizar a seus clientes e colaboradores. A Tecnologia das redes móveis, além de propiciar mais facilidade e comodidade na comunicação, também é uma redundância para casos específicos de comunicação de voz e dados.


Rede móvel para o seu condomínio
Rede móvel para o seu condomínio

Algumas empresas tem optado pela substituição da telefonia fixa convencional, utilizando a telefonia móvel para comunicação. Através da convergência digital, as plataformas de voz cada vez mais estão acessíveis e com melhor qualidade de comunicação, e muitas vezes deixando de ser uma opção de redundância ou backup, e tornando-se a primeira opção de plataforma de comunicação.


Desta forma os empreendimentos que estão preparados e possuem uma infraestrutura adequada, já com o funcionamento de redes móveis, na área interna (Rede Indoor), acabam apresentando um grande diferencial para empresas que buscam trabalhar com esse tipo de tecnologia.


Sendo assim os empreendimentos que estão melhor preparados e disponibilizam esse recurso, acabam ganhando destaque e a preferência na decisão dos locadores, pois atualmente estas tecnologias são um pré-requisito para muitas empresas.

As operadoras vêm aumentando seus investimentos e em breve o 5G (quinta geração das redes móveis) estará disponível no Brasil. Trata-se de uma grande evolução em relação à internet móvel atual, conhecida como 4G. Sabemos que algumas operadoras de telefonia móvel no Brasil, hoje utilizam a internet chamada e 4.5 G, que é nada mais que a própria rede 4G, maximizada para melhorar a velocidade, mas muito longe ainda do que será a rede 5G.


A rede 5G vem sendo desenvolvida para comportar o crescente volume de informações trocado diariamente por bilhões de dispositivos sem fio espalhados no mundo. O 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio. Sua missão é elevar, e muito, as potencialidades da rede atual 4G, alavancando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e também o número de usuários simultâneos.


As redes 5G prometem aos seus futuros usuários uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas.


As redes da 4ª geração, utilizadas atualmente em algumas regiões do Brasil, são capazes de entregar uma velocidade média de conexão de aproximadamente 33 Mbps. Estima-se que a nova rede móvel 5G será capaz de entregar velocidades 50 a 100 vezes maior, podendo alcançar até 10 GBPS.


As operadoras estão desde 2019 ampliando infraestruturas e buscando novos locais para instalação de ERB (Estações Rádio Base), que irão possibilitar a ativação do sinal de 5G, assim que essas redes estiverem prontas para utilização, homologadas pelas instituições e órgãos governamentais competentes.


Desta forma os empreendimentos que estiverem preparados, e disponibilizarem uma rede 5G em seu interior, estarão um passo à frente, e com certeza terão um grande diferencial para se tornar a melhor opção para as empresas que cada vez mais demandam de tecnologia.

bottom of page