top of page

Auditoria e Regularização das Atividades nos Condomínios

Um dos pontos para nos atentarmos é a auditoria e a regularização das atividades condominiais, que são essenciais para que as atividades realizadas dentro de seu empreendimento sejam transparentes, legais e com um bom funcionamento.

Quando o assunto é gerir um Condomínio, precisamos entender que as responsabilidades vão muito além da administração das áreas comuns.


1. Auditoria em Condomínios


A auditoria em condomínios é um processo que visa garantir que os recursos sejam utilizados de forma correta e transparente, conforme as normas legais e as deliberações dos condôminos.


Esse serviço permite que, caso esteja ocorrendo qualquer tipo de irregularidade, a mesma seja identificada, como fraudes, má gestão, permitindo a correção desses problemas antes que se tornem mais graves ocasionando multas e penalidades aplicáveis, assegurando que todas as normais legais sejam cumpridas.


Com isso, a forma da administração realizada proporcionará ao seu Condomínio clareza e transparências na maneira que os recursos estão sendo geridos, fornecendo informações precisas sobre os orçamentos e previsões financeiras, aumentando a confiança dos condôminos na administração.


2. Regularização das Atividades Condominiais


Regularizar as atividades do condomínio envolve garantir que todas as práticas e procedimentos estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Isso inclui desde a documentação correta até a adequação das normas internas às legislações vigentes.


Para que isso seja aplicado, é necessário verificar a documentação do condomínio, como atas de assembleias, contratos com prestadores de serviços e registros contábeis, garantindo que o condomínio atenda a todas as exigências de segurança, como a manutenção de extintores de incêndio, saídas de emergência e sistemas de combate a incêndio. Além da segurança, é necessário regularizar as obrigações fiscais e trabalhistas.


Com isso, vemos a importância de atualizar o regulamento interno e a convenção do condomínio de acordo com a legislação atual e as necessidades dos condôminos.


3. Conclusão


Para implementar uma auditoria eficaz, é fundamental a contratação de empresas como a GLOBALBLUE CONSULTING AND BUSINESS SOLUTIONS, que possui profissionais experientes em auditoria condominial, para que, de acordo com as necessidades do seu Condomínio, definam o escopo e os objetivos da auditoria, incluindo quais áreas serão examinadas e os prazos para a realização dos trabalhos, elaborando relatórios detalhados com as recomendações para a correção de irregularidades e melhorias na gestão com um acompanhamento periódico para garantir a continuidade da conformidade e transparência conforme a legislação nas atividades realizadas.


A implementação desses processos protege não só os interesses dos condôminos, mas também contribui para a valorização do seu Condomínio.


Contratar uma empresa para a regularização e auditoria de seu empreendimento é crucial para uma boa governança condominial. Invista em seu Condomínio!

Comments


bottom of page